top of page

Cidadania Romena

De acordo com a lei de cidadania romena, a recuperação da cidadania pode ser concedida a pessoas que perderam a cidadania romena ou a seus descendentes.

Membro da União Europeia desde 2007, a Romênia oferece cidadania a descendentes de romenos, mesmo nascidos em certas áreas dos antigos impérios Russo e Austro-Húngaro, atuais territórios da Romênia, Ucrânia e Moldova.

Pode-se separar os cidadãos romenos em dois grupos, o primeiro são aqueles que mantiveram sua cidadania quando deixaram a Romênia, e o segundo aqueles cuja cidadania foi revogada quando imigraram para outros países.

Para recuperar a cidadania, é preciso procurar a certidão de nascimento ou outros documentos que provem o fato de que o seu familiar era cidadão romeno. Se eles desistiram de sua cidadania para deixar a Romênia, você terá que jurar lealdade como cidadão romeno como parte do processo.

Para isso contamos com os serviços de um advogado experiente e especializado em Bucareste. 

 

Informações e documentos necessários

Existe um conjunto básico de documentos que qualquer pessoa que solicite a cidadania romena deve apresentar:

  • Informações sobre o período de vida na Romênia

  • Certidão de nascimento

  • Certidão de casamento (e divórcio, se houver), caso o casamento tenha sido na Romênia, do antepassado que saiu do país.

  • Um passaporte válido

 

Caso você não tenha todos os documentos, nossa equipe irá analisar os documentos romenos originais que você possui, e caso seja necessário, faremos a pesquisa, localização dos arquivos e emissão de novos documentos para você.

Esses certificados , após serem verificados e apostilados, devem ser apresentados às autoridades da Romênia. Muitas vezes é necessário superar o fato de que as pessoas mudaram seu nome do nome estrangeiro em romeno para um outro nome. Alguns procuram ser juramentados na Romênia como parte do processo (se a cidadania romena for negada aos avós), enquanto outros serão isentos (se formalmente ainda forem considerados cidadãos romenos). 

Como entro com o processo? 

 

Após o preenchimento dos formulários necessários, enviamos a documentação para o seu processo tramitar no Consulado da Romênia no Rio de Janeiro ou em Brasília (depende de onde o cliente resida).

No final do processo, você deve ter três documentos: uma certidão de cidadania, uma certidão de nascimento romena e uma certidão de casamento (se você for casado). Esses três documentos são suficientes para marcar uma consulta para um passaporte!

O trabalho que leva à restauração da cidadania romena está sendo realizado sob a orientação de um advogado profissional e experiente de Bucareste, Romênia.

Os interessados ​​podem encurtar os procedimentos em todos os tipos de momentos viajando para Bucareste e realizando alguns dos processos lá.

Preciso saber o idioma romeno?

Sim, é necessário saber pelo menos o básico do idioma romeno, pois a entrevista no Consulado é em Romeno e no final do processo deverá fazer o juramento no em romeno. Após a conclusão do processo, você terá aproximadamente um ano para estudar a língua. 

 

Antepassados que moravam em cidades que hoje fazem parte da Ucrânia ou Moldávia tem direito à cidadania?

 

Sim, desde que tenham nascido antes de 1940 na Bessarabia ou em Bucovina do Norte, você é considerado elegível.

bottom of page