top of page

Cidadania Lituana

Está elegível para obter cidadania Lituana aqueles que tem um dos seus pais, avós ou bisavós que foram cidadãos da República da Lituânia (entre 1918 e 1940)

Se você é filho, neto ou bisneto de Lituanos, resgate suas origens. Invista na  restituição da cidadania Lituana.

Você poderá estudar, trabalhar e residir livremente em qualquer país da União Europeia, sem necessidades de vistos de residência ou trabalho.
 

 

Critérios de elegibilidade para se tornar um cidadão lituano 

 

O direito à cidadania lituana depende somente da cidadania do seu antepassado. Os critérios de elegibilidade para a cidadania lituana por descendência são simples: a lei só exige que você seja descendente de um cidadão da Lituânia (um dos pais, avós ou bisavós) que deixou o país entre os anos de 1918 e 1990.

Será necessário apresentar documentos que demonstrem que o familiar viveu na Lituânia até 1940. 

Devido às alterações à lei da cidadania da Lituânia que entraram em vigor a 1 de Julho de 2016, os descendentes de cidadãos lituanos que deixaram o país antes de 1940, são elegíveis novamente para a obtenção da dupla cidadania lituana. Até aqui, a Lei da Cidadania apenas permitia a dupla cidadania para quem tivesse abandonado o país durante o período da sua ocupação, entre 1940 e 1990. Os descendentes de cidadãos lituanos que tivessem abandonado a Lituânia antes de 1940 apenas poderiam requerer a cidadania lituana simples, tendo para isso de renunciar à sua cidadania atual. Isto impediu que muitas pessoas se candidatassem para obter cidadania Lituana.

Quanto tempo demora o processo de restituição da nacionalidade

 

O processo dura ,em média, cerca de 6 a 12 meses, depois de protocolado o pedido de cidadania.

 

Benefícios da cidadania lituana

A Lituânia tornou-se membro integral da União Europeia em 2004, sendo assim, você tem todos os direitos de um cidadão europeu, incluindo, por exemplo, ampla seguridade social e educação gratuita, à liberdade de circulação, direito de morar , trabalhar, comprar propriedades e fazer negócios, em qualquer país que faça parte da União Europeia.

bottom of page